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Liberação de créditos nas disciplinas

Para que o RM trabalhe com o sistema de controle de créditos deve-se seguir os passos abaixo para validar o seu cadastro.
Primeiramente, vamos cadastrar o plano de pagamento, pois as parcelas deverão ser geradas com valores diferentes do fixo, ou seja, parcelas com mesmos valores.
Acesse: Financeiro/Contábil / Planos de pagamento (cadastrar) / Anexo / Parcelas do Plano

O parâmetro “Valor calculado pelo número de créditos” deve estar marcado em cada parcela do plano de pagamento.
Neste exemplo foi criado o plano de pagamento “PLANO01 – Plano – Cobrança por créditos – Sistema de Informação”, com 6 parcelas que serão calculadas pelo número de créditos do aluno, para o período letivo 2010/2.
Obs: O valor da parcela ficará como 0,00.

É necessário indicar quais matrizes aplicadas poderão utilizar este plano de pagamento. As instituições podem criar um plano de pagamento para cada curso, se for de desejo da mesma.
Veja no exemplo abaixo, a matriz aplicada cadastrada no plano de pagamento.
Acesse: Financeiro/Contábil / Planos de pagamento / Anexo / Habilitações do Plano de pagamento.


Devemos parametrizar nas disciplinas da Matriz Curricular, o número de créditos que cada disciplina possui, e o valor de cada crédito.
Acesse: Currículo e Oferta / Matrizes Curriculares / Anexos / Período / Anexos / Disciplinas da Matriz Curricular
Uma mesma disciplina pode estar contida em duas Matrizes Curriculares diferentes, com número de créditos e valores diferentes, por isso, essas informações são cadastradas por matriz curricular, e não do cadastro da disciplina.
Neste exemplo, o aluno deverá pagar um total de R$ 2.500,00 para cursar as 5 disciplinas do 1º período.
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$ 100,00 por 5 disciplinas inscritas = RS 2.500,00
Acesse: Currículo e Oferta / Alunos / Anexos / Matrícula no período letivo / Anexos / Matrícula em disciplinas

Temos um aluno que foi matriculado nas 5 disciplinas do 1º período do exemplo anterior, onde a situação de cada uma das matrículas em disciplinas foi associada como “Ativo”.

A situação de matrícula associada para o aluno nas disciplinas deve estar com o parâmetro “Conta como créditos financeiros (cobrança por crédito)” marcado.
Acesse: Currículo e Oferta / Situação de Matrícula / Aba “Status na disciplina”.

Obs: Caso um aluno esteja cursando uma disciplina em outra Matriz Curricular que possua um número de créditos e valores diferentes, é possível parametrizar para que o sistema busque o valor que desejar (da matriz do aluno ou da matriz que o aluno está cursando a disciplina).
Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

No exemplo deste aluno, que está cursando a disciplina “Algoritmo de programação I”, irá pagar pela disciplina 5 x R$100,00 = R$ 500,00.
Caso o aluno estivesse cursando essa mesma disciplina em outra Matriz Curricular, que custasse 5 x R$ 80,00 = R$ 400,00, poderia ser utilizado o parâmetro “Usar valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno” para determinar qual o valor ele iria pagar.
Com o parâmetro marcado: R$ 500,00 (Valor de sua matriz curricular)
Com o parâmetro desmarcado: R$ 400,00 (Valor da outra matriz curricular)

Devemos associar o plano de pagamento no contrato do aluno que está matriculado na Matriz Aplicada citada até o momento.
Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos

Associamos então o “Plano - Cobrança por créditos - Sistema de Informação” criado no item 1, no contrato do aluno para o período letivo 2010/2.
Observe que a Matriz Aplicada associada ao contrato é a mesma dos exemplos acima.

Devemos parametrizar o sistema para que o valor total do plano de pagamento possa ser dividido entre as parcelas do contrato.
Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2

Utilizaremos o parâmetro “Dividir valor de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato” para que o sistema possa somar os créditos das disciplinas em que o aluno esta matriculado, multiplicar por seus respectivos valores e dividir entre as parcelas do contrato.
Temos o contrato com um plano de pagamento que terá um valor total de R$ 2.500,00, calculado no item 3, onde o mesmo deverá ser divido entre 6 parcelas, que foram cadastrados no plano de pagamento durante o item 1.
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$ 100,00 x 5 (disciplinas) =
RS 2.500,00 / 6 (parcelas) =  R$ 416,67 .

Vamos gerar então a primeira parcela para esse plano de pagamento, onde ele deverá gerar um valor de R$ 416,67, conforme demonstrado acima.
Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos / Anexos / Parcelas / Processo / Gerar Lançamento.

Temos a parcela gerada com o valor de 416,67.

Podemos verificar também no cadastro do contrato do aluno, na coluna “Valor Simulado” o valor de cada parcela, antes mesmos de gerar as parcelas.
Obs: O valor real destas parcelas seria R$ 416,6666...7, porém o sistema arredondou para R$ 416,67, dando um valor total de R$ 2500,02, uma diferença de R$ 0,02. No momento de gerar a última parcela desse contrato, o sistema irá comparar o valor “ simulado” com o valor “real” do contrato, e caso tenha diferença entre os valores, esse valor será aplicado na parcela. O valor gerado da ultima parcela será de R$ 416,65.

Informações Adicionais
Na rematrícula dos alunos, é muito comum que as instituições não saibam em quantas disciplinas o aluno irá se matricular, porém a instituição já deve cobrar do aluno um valor para “garantir” essa rematrícula. Para isso, elas criam uma parcela fixa no contrato, com um determinado valor, e mandam para todos os seus alunos efetuarem o pagamento.
Depois da matrícula e o valor total do contrato de acordo com os créditos forem conhecidos, é possível parametrizar para que esse valor seja abatido no valor total do contrato, e o novo valor seja dividido entre as parcelas restantes.
Exemplo: O contrato do aluno possui 6 parcelas. A 1º parcela será fixa em um valor de R$500,00. O aluno se matricula em 5 disciplinas, todas possuem 5 créditos de R$ 100,00.
Valor total do contrato: 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$ 100,00 x 5 (disciplinas) = R$ 2500,00
Porém o aluno já pagou R$ 500,00, então o sistema deverá abater este valor nos R$ 2500,00, deixando R$2000,00 para ser dividido entre as 5 parcelas restantes.
Calculando 5 parcelas no valor de R$ 400,00.

Para que o sistema faça isto, o parâmetro “Considerar parcelas fixas na divisão de créditos financeiros entre as parcelas do contrato” deverá ser marcado.
Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2


Fonte: Blog oficial da TOTVS

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