Últimas Novidades

SQL Server - Manutenção do Servidor

Manutenção:

  • Mantenha a base de dados e o servidor de banco de dados de acordo com as recomendações do documento de portabilidade da TOTVS. O documento de portabilidade pode ser obtido através do portal do cliente, onde existirá um documento por versão (XX.XX) – (Portabilidades).
    Motivo: Diversos problemas podem ocorrer na conversão relacionada à insuficiência de recursos da instancia do banco de dados ou parâmetros do banco de dados fora do padrão homologado. O modelo padrão é a base vazia disponibilizada pela TOTVS, em caso de dúvidas a mesma pode ser verificada para comparação de parâmetros.
  • Não executar scripts DML ou DDL diretamente na base de dados sem o aval da TOTVS. Scripts executados diretamente na base de dados podem alterar a estrutura e gerar inconsistências na base, o que no momento da conversão pode ser evidenciado ocasionando a necessidade de validação da base de dados. O processo de validação pode ser moroso e gerará custos para o cliente, visto ser um processo de consultoria de especialistas em Banco de dados.
  • Dois parâmetros existentes em bases SQL server podem trazer efeitos indesejados na utilização do sistema, que passam por desempenho e erros na aplicação, são eles: 
    • Auto Update Statistics – configurada como True, as estatísticas de índice são automaticamente atualizadas, podendo gerar queda de performance.
    • Auto Create Statistics – configurada como True, as estatísticas de índice são automaticamente criadas, sempre que você criar um índice, o SQL Server cria um conjunto de estatísticas sobre os dados contidos dentro do índice.
    O otimizador de consulta utiliza essas estatísticas para determinar se ele deve ou não utilizar o índice para ajudar a processar a consulta. Esta opção deve estar desmarcada para não gerar estatísticas em todas as tabelas, nosso banco já tem os índices devidamente criados, por isso, agende uma rotina para executar a procedure RMATUALIZAESTATISTICAS que só atualiza das tabelas do Corpore. Ex: Quando o sistema executa um comando e que tenha uma cláusula WHERE e o Create Statistics está habilitado, o otimizador de consultas cria estatísticas até mesmo para colunas que não têm índices mas que aparecem na cláusula WHERE.
  • Efetuar a manutenção da base de dados, realizando a reindexação e ou reconstrução de índices e atualização de estatísticas além de monitorar o espaço para crescimentos dos arquivos de dados e arquivos de log do banco de dados. Verifique também a consistência física e lógica da base de dados. Estes procedimentos são de responsabilidade do DBA da empresa, caso não possua DBA a equipe de consultoria da TOTVS poderá ser acionada para esta avaliação. Disponibilizamos os scripts para reindex/rebuild de índices e atualização de estatísticas (Index_defrag2.sql, RMatualizaestatisticas.sql). Os scripts são duas stored procedures a serem criadas na base. Abaixo orientações de execução das mesmas:

Exemplos de como chamar a procedure Index_defrag2:

/** Executando com parâmetros defaults **/
execute RMIndexDefrag

/** Executando com opção de recalculo do Fill Factor **/
execute RMIndexDefrag @recalcfillfactor = 1

/** Executando sem output **/
execute RMIndexDefrag @debugmode = 0

Exemplo de como chamar a procedure RMatualizaestatisticas:

Exec RMatualizaestatisticas

Recomendamos que o DBA avalie a periodicidade para execução destas procedures, caso não possua DBA, execute as mesmas na seguinte periodicidade:

Index_defrag2 – Semanalmente
RMatualizaestatisticas - Diáriamente

Nenhum comentário