Últimas Novidades

Troca de certificado digital

Troca de Certificado com validade vencida
O procedimento para a troca do certificado é bem simples, após adquirir um novo certificado, este certificado deve ter entre 7 e 8 kb, para que o Nucleus reconheça o mesmo. Caso seu certificado não esteja com este tamanho consulte o passo a passo sobre “Certificado Digital”.

Deverá ser instalado na máquina o certificado e informado nos parâmetros do RM Nucleus juntamente com a senha. Acesse os parâmetros em:
Opções | Parâmetros | RM Nucleus | Integração | Fiscal | Parâmetros por Filial | Certificado digital.
Conforme a figura abaixo:
Após alterar os parâmetros para que ele aponte para o novo certificado é necessário que se altere os arquivos na máquina onde esta instalado o TotvsSped.Primeiramente vá no gerenciador de serviços do Windows e pare o serviço TotvsWebServices.
Conforme mostra figura abaixo:
Depois acesse a pasta C:\ Arquivos de Programas\TOTVS\TotvsSped\certs e apague os arquivos com extensão .PEM. Conforme mostra a figura:
OBS.: Estes arquivos são criados no envio da primeira nota e referenciam o certificado, ao apagar e enviar uma nova nota o sistema irá recriar estes arquivos referenciando o novo certificado.

Mas para que o sistema crie corretamente os arquivos é necessário alterar também o arquivo de configuração do TotvsSped, que aponta o caminho onde o sistema irá recriar estes arquivos.
Vá em C:\Arquivos de Programas\TOTVS\TotvsSped\appserver\totvsappserver.ini.
Apague as duas linhas referente ao caminho do certificado conforme figura abaixo:
Salve o arquivo e feche.

Agora basta enviar uma nota ou então validar o MONITOR SEFAZ (eu prefiro o Monitor Sefaz) e o sistema atualizará os arquivos com o novo certificado, mas é importante que se faça o ENVIO de uma nota, se for feito somente a consulta da mesma, o sistema não irá atualizar o certificado.
Observação: Esta parte deve ser realizada em todas as coligadas, ou seja, passe o Monitor Sefaz em todas as coligadas.

Nenhum comentário