Últimas Novidades

Integração TOTVS Folha de pagamento x TAF (TOTVS Automação Fiscal)

Veja nas orientações abaixo quais são os passos que devem ser seguidos pelo usuário para gerar os eventos destinados ao eSocial e integrá-los com o TAF (TOTVS Automação Fiscal):

OBS: Vamos apresentar o passo a passo para integração partindo do principio de que o usuário já realizou todo o saneamento das informações e todas as validações dos dados para geração dos eventos do eSocial.

1. Para gerar os eventos do eSocial,  o usuário deve acessar a aba eSocial (Beta) e clicar na opção "Gerar XML":



Tipo de Arquivos: As informações do eSocial são prestadas por meio de grupos de eventos, através deste campo o usuário deve selecionar qual é o grupo de eventos relacionado ao arquivo que ele deseja gerar para selecionar o arquivo em seguida.

Selecione os arquivos a serem gerados: De acordo com a seleção realizada nos tipos de arquivo, este campo apresenta a relação de eventos do grupo para que o usuário selecione o XML a ser gerado.

Filtrar apenas eventos com status: Identifica qual é o status do evento que o usuário deseja gerar, ele pode companhar o status dos eventos através do processo de "Fila de Eventos".

2. Após gerar o arquivo em XML, o usuário deve integrar os arquivos através do processo "Integrar com TAF":



Folha de pagamento: Neste campo é necessário indicar qual é o período de apuração relacionado a geração dos eventos, o campo ficará habilitado apenas quando selecionamos os eventos periódicos.
Filtrar apenas eventos com status: Identifica qual é o status do evento que o usuário deseja integrar, para integração são apresentadas apenas as opções "1-Gerado" e "5-Erro na transmissão" porque somente esses dois status já apresentam o XML gerado.
Selecione tipos de arquivos do eSocial a serem integrados: Apresenta a relação dos eventos que podem ser integrados para que o usuário selecione.

3. Depois de gerar o XML e executar o processo de integração com o TAF, o usuário deve acompanhar e gerenciar o status dos eventos através do processo "Fila de Eventos":


  • No processo de Fila de Eventos, o usuário pode criar filtros por "Tipo de Eventos" para visualizar apenas os eventos de um grupo específico:


  • Através das colunas de Status, Tipo da Operação e Ticket TAF, o usuário consegue monitorar todas as movimentações realizadas na geração dos arquivos e toda a integração. Outra questão importante é que este processo também disponibiliza recursos para gerar e integrar os arquivos de forma individual sem a necessidade de executar os processos em Lote.



4. Após executarmos o processo de Integrar com o TAF, devemos acessar o modulo do TAF para processarmos a integração dos eventos no TAF. OBS: Este processo pode ser agendado para que o usuário não tenha a necessidade de administrar a sua execução de forma manual.
 
  • O usuário deve acessar o menu "Integração" e clicar em "Processamentos":


Ao clicar em "Processamentos" é apresentada a tela abaixo, onde o usuário deve marcar apenas o checkbox "Transferir registros da TAFST2 para o TAF" e clicar em "Confirmar":




  • Após executar todo o processo, o usuário pode optar por visualizar o evento importado através do "Gerenciador de Integração":


O  "Gerenciador de Integração"  também pode ser acessado através do caminho abaixo:


  • No  "Gerenciador de Integração" é possivel acompanhar o status de todos os eventos que foram integrados ao TAF, o usuário consegue localizar os eventos através do registro do identificador "Ticket TAF":

5. Após processar toda a integração, o usuário deve executar o processo  "Atualizar Status Integração TAF" para atualizar os status dos eventos conforme as validações realizadas pelo o TAF:





Importante! As funcionalidades estarão disponíveis no sistema a partir da versão 12.1.17.

OBS: Como são novas implementações destinadas ao eSocial, podem ocorrer alterações nos nomes de alguns campos ou processos após a liberação da versão. Estamos trabalhando com o intuito de garantir uma maior usabilidade por parte do usuário ao acessar o sistema.


Fonte: TDN Oficial da TOTVS

Nenhum comentário